Novos chips da Intel são cerca de 40% mais rápidos

intel.jpgA Intel anunciou uma nova linha de processadores para computadores, lançada ainda neste ano, que será cerca de 40% mais rápida do que os chips atuais, na execução de jogos de computador, vídeos e outras cargas de trabalho pesadas.
A maior fabricante mundial de chips, responsável pelos processadores que acionam 75% dos PCs em todo o mundo, disse que os novos modelos Penryn terão o mesmo design básico dos atuais, mas os circuitos serão 30% mais finos –com apenas 45 milionésimos de milímetro de largura.
“Em computação de alto desempenho e aplicações que requerem elevada largura de banda, pode haver ganho de desempenho da ordem de até impressionantes 45%”, disse o gerente geral do grupo de produtos digitais para empresas da Intel, Patrick Gelsinger. O anúncio foi feito no evento Intel Developer Forum, realizado em Pequim, nesta terça-feira (17). Os novos processadores chegarão ao mercado ainda neste ano, mas o executivo não definiu uma data exata.
Em um protótipo do chip Penryn, equipado com quatro núcleos de processamento, isso se traduz em desempenho 40% mais rápido em termos de jogos de computador e processamento de vídeo, enquanto tarefas mais simples como processamento de imagem registram 15% de melhora, segundo Gelsinger.
A I de chips conhecida como Nehalem– chegará ao mercado em 2008 com design reformulado e contendo até oito núcleos de processamento, o dobro dos mais poderosos chips atuais, disse o gerente da Intel. A empresa também reiterou seus planos de incluir capacidades gráficas em seus processadores Nehalem, um sinal de que lançará um desafio aos chips que a rival AMD deve lançar no começo de 2009.

Leave a reply