Governo canadense conclui que a culpa não é da mula

Uma pesquisa realizada Universidade de Londres, Industry Canada e Decima Research pesquisou os hábitos dos usuários canadenses de redes P2P (Peer to Peer) de compartilhamento de arquivos. Essas redes, como todos sabemos, levam os usuários ao pecado da pirataria, o que deixa órgãos como a RIAA extremamente chateados, pois ao invés de encherem os bolsos deles de grana com um modelo que há muito tempo não funciona mais colaborarem para o progresso da indústria fonográfica, os faz terem que inventar outros meios de seduzir clientes, o que nem sempre dá certo.

Mas o que é interessante mesmo é o que este estudo (que você pode ver completo aqui) descobriu: quem baixa música nestas redes de compartilhmento compra mais música. A pesquisa não visava provar nada; foi um estudo encomendado pelo governo para que se tomem decisões políticas mais acertadas. Pois é, cada país tem o governo que merece.

O estudo chegou às seguintes conclusões:

– Os downloads nas redes P2P não aumentam nem diminuem compras de músicas por “vias legais”;
РOs pre̤os dos CDs t̻m pouco impacto na deciṣo de compra do consumidor canadense;
РPessoas que compram m̼sica online ṇo deixam de comprar CDs por causa disso;
РPessoas que possuem mp3 players ṣo menos inclinadas a comprar CDs;
РRenda familiar ṇo influi (pelo menos estatisticamente) na compra de CDs ou em lojas online;

E, a que eu penso ser a mais significativa:

Consumidores de entretenimento consomem mais entretenimento.

Ou seja: Não é o compartilhamento de arquivos via P2P que prejudica a indústria fonográfica, porque na verdade isso aumenta o consumo. Isso se deve ao fato de que as pessoas querem ouvir antes de comprarem CDs para evitar decepções, além é claro, de se descobrirem novos artistas através do compartilhamento.

Outro motivo é que boa parte do que está à disposição nestas redes não é possível de ser encontrado em CDs ou em lojas online; as pessoas estão interessadas em comprar, são as gravadoras que não tornam isso possível – caçadores de bootlegs, não me deixem mentir sozinha! Isso não vem de hoje: na época dos gravadores de fitas cassete, também acusavam de pirata quem gravava a programação das rádios ou emprestava suas fitas aos amigos.

E não é só relacionado a música: aqui no Brasil, a pirataria do filme Tropa de Elite o transformou em uma das maiores bilheterias do cinema nacional!

Talvez esteja na hora de a Grande Indústria ver o que ela está fazendo de errado.

Fontes: Meio Bit

Leave a reply