Linux X Receita Federal

openxiitas.jpgNo mês passado, em mais uma ação de “autocombustãoespontânea” os xiitas do software-livre declararam que o uso do software do IRPF para Windows é ilegal e imoral, só faltou falarem que engorda.
De acordo com Alexandre Oliva, conselheiro da Free Software Foundation Latin América (FSFLA), grupo que estimula a adoção de softwares livres, “O uso desse programa é moralmente inaceitável para quem acredita no software livre já que além de só funcionar no Windows, ele traz alguns módulos que usam código aberto em pacotes fechados, o que é pior ainda, porque se apropria de algo criado sob uma licença livre para criar mais um impedimento”, mas o autor se esquece de declarar que a Receita Federal disponibiliza uma versão do IRPF em Java que pode ser executado em qualquer sistema operacional que possua uma maquina virtual Java. Alem dessas versões o IRPF também disponibiliza a declaração on line para ser feita por qualquer browser conectado na Internet.
De modo algum sou contra o Software Livre ou contra o Linux, mas temos que ser justos ao enxergar que o Windows esta em 95% dos lares do Brasil e que por isso é justo que a Receita Federal faça uma versão especifica para essa plataforma.
Acredito que, também, é devido a este tipo de declaração que o Linux não consegue aumentar sua fatia de mercado nos computadores pessoais, pois causa medo e sensação de instabilidade nas pessoas que acompanham o mercado.

Leave a reply